AS VANTAGENS DO PRIMEIRO PROGRAMA DE PONTOS DO SEGMENTO AGRÍCOLA, VOLTADO PARA PRODUTORES RURAIS QUE COMPRAM PRODUTOS DA EMPRESA.
Companhias aéreas, cartões de crédito e até farmácias já haviam se destacado por recompensar seus clientes regulares com pontos que depois podem ser trocados por prêmios e outras vantagens. No segmento agrícola, porém, a iniciativa inédita coube à Bayer, com a criação do Programa de Pontos.
O programa é uma ampliação de um projeto-piloto que a empresa havia criado para os clientes diretos, dentro do Bayer AgroServices. O objetivo era estender a clientes indiretos, distribuidores, lojas e cooperativas. “Passamos um ano dedicados a esse processo de reestruturação”, comenta o diretor de Acesso ao Mercado da Bayer CropScience, Ivan Moreno.
O executivo explica que o novo programa funciona da seguinte maneira: a cada R$ 1 em compras de produtos Bayer, o cliente ganha 1 ponto. Para a troca, há mais de 300 itens disponíveis, que podem ser acessados conforme a pontuação. Eles vão de um simples canivete a televisores, câmeras, aplicações aéreas, consultoria agrícola, de gestão da propriedade, entre outros. “A intenção é renovar o portfólio constantemente”, informa.
Moreno faz questão de ressaltar que a meta do programa não se baseia apenas no acúmulo e na troca de pontos. Outro objetivo, segundo ele, é fazer com que os fornecedores participantes da Rede AgroServices ofereçam serviços ao grupo e obtenham pontos como recompensa. “É uma forma de levar inovação ao campo”, diz.
Há também a novidade da “customização” por parte dos distribuidores. “Eles podem criar ações que envolvam o seu próprio programa de pontos”, informa. “Essa forma múltipla de interagir melhora a relação e a fidelidade nossa com nossos distribuidores e deles com nossos clientes em comum”.
A meta do projeto é ambiciosa: chegar a 30 mil clientes cadastrados até o final do ano. O diretor da Bayer explica que, no Brasil, a adesão a programas de fidelidade ainda é baixa. “Apenas 7% da população participa desse tipo de programa, contra 50% dos chilenos e 80% dos americanos e canadenses”, compara. “Apesar disso, acredito que dá para chegar na meta.” Um dos motivos da confiança é o crescente número de jovens que estão assumindo posições importantes na produção agrícola brasileira. “Eles são mais afeitos às novidades”, diz.
Um dos primeiros clientes a fazer a troca de pontos por meio desse Programa de Pontos da Bayer foi Maurício Gresele, de Juruá, no noroeste do Rio Grande do Sul. O jovem agricultor de 23 anos usou seus 35 mil pontos para adquirir uma GoPro, minicâmera utilizada para documentar esportes de ação, mergulhos e passeios.
O hobby de Gresele é fazer trilhas de moto pela região de belas paisagens, segundo ele. “É uma mistura de áreas planas, montanhosas, de bonita natureza”. O produtor divide com o pai o trabalho na propriedade de 400 hectares, voltada para os plantios de soja, milho e trigo.
Nos últimos dois meses, o trabalho na fazenda tem sido intenso e pouco tempo tem sobrado para o lazer. Então, vem usando sua câmera no trabalho mesmo. “Coloco no trator e registro a colheita”, diz e completa que está aguardando ansiosamente pela próxima trilha para usar sua nova GoPro.
Saiba mais: https://www.pontos.bayer.com.br/CustomerService/FAQ