A compactação é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. Isso acontece, por exemplo, em função do tráfego de tratores e máquinas agrícolas pesadas, do pisoteio do gado sobre o campo ou do manejo do solo em condições inadequadas de umidade. Além disso, certos tipos de solo são mais vulneráveis à compactação.
✓ Solos compactados tem menor capacidade de retenção de água.
✓ Em períodos de chuvas, podem ocorrer mais enxurradas.
✓ Em períodos de estiagem, sofrem primeiro com a falta de água.
✓ A compactação dificulta o desenvolvimento de raízes, resultando em menor desenvolvimento radicular e mais energia usada pela planta.
✓ Com menor sistema radicular, ocorre menor absorção de nutrientes e menor exploração de água no solo.
✓ Os solos compactados tem menor capacidade de aeração. As plantas ficam mais expostas a doenças, principalmente nas raízes.
✓ Existem relatos de relação de compactação com maior incidência de diversas doenças e também de nematóides. É importante medir e controlar a compactação do solo para evitar que seus efeitos causem queda de produtividade e baixos retornos econômicos na agricultura.
✓ Mapeamento da área;
✓ Amostragem georreferenciada;
✓ Mapas indices de camadas de compactação;
✓ Recomendação de descompactação do solo;
✓ Visitas técnicas
✓ Aumentar a retenção de água no solo,
✓ Melhor desenvolvimento radicular;
✓ Maior absorção de nutrientes;
✓ Maior produtividade;
✓ Maior lucratividade
Ser reconhecida como a empresa de Tecnologia Agrícola de maior eficiência na otimização do investimento e entrega de resultados.
Trabalhar para aumentar a eficiência do agronegócio integrando tecnologias inovadoras, conciliando a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, empregando conhecimento técnico e simplicidade na comunicação para o êxito dos resultados.
Ética
Comprometimento
Inovação
Precisão e compromisso com a verdade
Responsabilidade socioambiental